top of page

A principal função do micro inversor é converter a energia produzida pelas placas solares fotovoltaicas de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA), idêntica àquela que usamos em casa.

Isso é necessário para que o sistema de energia solar consiga injetar a energia elétrica apropriada na rede local e trabalhar de forma integrada a ela.

No caso dos micro inversores, a principal diferença em relação ao inversor string é fazer isso de forma individual Em outras palavras: a energia de cada painel solar é transformada diretamente de CC em CA, antes de se juntar à energia dos outros painéis solares, trazendo uma série de vantagens.


Com o micro inversor as placas operam de forma mais "independente", já que não há um inversor sozinho controlando toda a série (e sim vários micro inversores atuando sobre conjuntos de duas a quatro placas).

Dessa forma, sistemas com micro inversores reduzem as perdas de rendimento quando há fatores prejudicando a geração de energia em algum painel — como sombreamento, fezes de animais, fissuras ou outros problemas.

Isso acontece porque o micro inversor atua sobre cada placa de modo "independente", de modo que o comprometimento de uma não prejudique o desempenho dos outros painéis.



No sistema com micro inversores essas duas placas terão geração de energia reduzida, mas o resto da série não será impactada.



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page